Capitão Phillips – Captain Phillips, Paul Greengrass [2013]

Imagem

Não morri de amores por Capitão Philips, mas é outro filme necessário. Diferente de “12 anos de escravidão”, esse nos faz ficar do lado dos brancos. A câmera sempre em movimento para transmitir o nervosismo do Tom Hanks nos coloca na pele de Philips. Bem direto, o filme se preocupa essencialmente em retratar a realidade.

Baseado em fatos reais, o supracitado capitão é um homem sério e experiente que de repente se encontra em uma situação na qual não consegue lidar, é sequestrado por piratas da Somália em meio ao oceano índico. Assim, o espectador consegue se identificar muito bem com o homem comum da trama, principalmente quando trás para a realidade cotidiana de violência em que vive.

A atuação de Tom Hanks é um misto de segurança e desespero, e mesmo como um já especulado ator, ele se mostra surpreendente, fazendo com que sintamos empatia por Phillips principalmente quando ele impensavelmente se descontrola, depois de muito tempo no bode salva-vidas. Aí que o chefe dos piratas somalis trava uma espécie de duelo com o capturado, e o ator Barkhad Abdi é a grande surpresa, demonstrando muita competência em tornar a vida do capitão e a nossa um inferno.

Observa-se o enorme contraste e diferença abismal entre os Hanks e Abdi, sendo o primeiro a personificação dos poderosos países desenvolvidos enquanto o segundo representa o terceiro mundo.

Anúncios

Sobre Carolina Alves

Feminista, cinéfila, bookaholic, Assistente Social, mestranda em Sociologia, desbravadora insaciável dos estudos de gênero, vive dando sua opinião não-requisitada sobre música, tv, cinema, política, literatura, vida alheia e futilidades acaloradas via twitter. @fuckyeahcarol
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s