O Paraíso, Agora! (Paradise Now) [2005] Palestina, Hany Abu-Assad

Filme Palestino de Hany Abu-Assad, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2006 e foi indicado também ao Oscar no mesmo ano, mas não levou o prêmio.

Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

De maneira bem distinta, o filme retrata a realidade dos chamados “homem-bombas”, não chegando a mostrar sangue e matança. O mais interessante é o novo olhar que o filme proporciona sobre estes aspectos do Oriente Médio. Muitas vezes esquecemos de nos questionar sobre a concepção que foi criada de que os terroristas são todos verdadeiros monstros inescrupulosos e não paramos para enxergá-los como pessoas que entregam sua vida por algo em que acreditam, que não fazem isso necessariamente por ódio mas porque se sentem plenamente honrados em abandonar sua família morrendo como heróis e acreditam realmente na promessa de um paraíso, tão vítimas como os demais inocentes massacrados pelos atentados. O filme expressa bem essa realidade. Achei a atriz avulsa a cara da Fernada Torres.

Anúncios

Sobre Carolina Alves

Feminista, cinéfila, bookaholic, Assistente Social, mestranda em Sociologia, desbravadora insaciável dos estudos de gênero, vive dando sua opinião não-requisitada sobre música, tv, cinema, política, literatura, vida alheia e futilidades acaloradas via twitter. @fuckyeahcarol
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s