Cinema Paradiso (1988) Itália, Giuseppe Tornatore

Hoje a noite fui presenteada com este filme que assisti na casa da Lorena, sempre fui atraída à vê-lo pelo título, sou aberta a qualquer proposta com o nome “cinema” no meio e assim que terminei de vê-lo me senti 01 zilhão de vezes mais apaixonada pela 7a arte. Já havia tido a oportunidade de ver diversos filmes sobre o cinema, mas este é com certeza a homenagem mais linda, uma exceção, me deu a percepção da influência da arte em nossas vidas. A trilha sonora, a fotografia, as atuações, a grandeza de personagens, a mágica do filme, os fortes sentimentos, tudo de uma simplicidade rica que não vejo a possibilidade de alguém que conheça a emoção do cinema não ser atingido com o lirismo desta ode de amor.

A história se passa em uma pequena cidade da Itália em meados do fim da Segunda Guerra Mundial, e conta a vida de Totó, um menino que apesar das dificuldades em sua infância, adora passar suas tardes no “Cinema Paradiso”, onde Alfredo, um senhor projecionista do cinema se irrita fácil com as ousadias do moleque, daí acompanhamos toda a formação e desenvolvimento de uma linda amizade e um amor incondicional ao cinema, assim como a construção de um laço forte de respeito entre as gerações, que permanece durante toda a vida de Totó (Salvatore), fiquei profundamente comovida, me sentido uma das espectadoras do pequeno cineminha do vilarejo.

É a prova de que não só a arte muda nossas vidas como também a vida não tem sentido se não temos paixões e amizades para compartilhá-las.

Anúncios

Sobre Carolina Alves

Feminista, cinéfila, bookaholic, Assistente Social, mestranda em Sociologia, desbravadora insaciável dos estudos de gênero, vive dando sua opinião não-requisitada sobre música, tv, cinema, política, literatura, vida alheia e futilidades acaloradas via twitter. @fuckyeahcarol
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s